Conecte-se conosco

A palavra do Pastor

O Amor

Publicado

em

O Amor

Shalom Adonai.

Queridos leitores vamos hoje entender o que mais nós interessa nessa vida que e o amor de Deus e suas maneiras de nós fazer entender esse amor. A bíblia descreve esse dom de algumas formas.

Conheça os 4 tipos de amor na Bíblia: Ágape, Philia, Eros e Storge

No grego antigo pode se encontrar quatro palavras principais que descrevem o amor:
Ágape (αγάπη),
Philia (φίλος),
Eros (ἔρως) e
Storge (στοργή)

O amor vem de Deus e é a força mais poderosa do mundo manifestada de várias formas.

1 Coríntios 13:4 O amor é paciente; o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, nem é arrogante. 5 Não se porta de maneira inconveniente, não age egoisticamente, não se enfurece facilmente, não guarda ressentimentos. 6 O amor não se alegra com a injustiça, pois sua felicidade está na verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A seguir, será feita uma abordagem sobre cada um desses quarto tipos de amor; com a finalidade de favorecer a compreensão do que Deus quer falar através da manifestação desse dom tão nobre.

A bíblia descreve o amor de formas sobrenaturais e naturais, uma vez que Deus e amor, é esse amor e a luz do mundo.

1 João 4:8 Aquele que não ama não conhece a Deus, porquanto Deus é amor. 9 Foi deste modo que se manifestou o amor de Deus para conosco: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por intermédio dele. 10 Assim, nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, considerando que Deus amou dessa forma, nós também devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós. 13 Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Espírito

Amor Ágape

Amor perfeito e incondicional de Deus.

Amor Philia

Amor fraternal entre pessoas.

Amor Eros

Amor romântico da relação íntima entre homem e mulher.

Amor Storge

Amor pelos familiares e pessoas próximas.

Amor Ágape (αγάπη)

Para ter uma ideia de sua importância, o termo Ágape, em todas as suas formas (substantivo, verbo e adjetivo), aparece mais de 300 vezes no Novo Testamento.
O amor ágape é o amor incondicional e perfeito de Deus, encontrado em 1 Coríntios 13:4-7. É descrito como altruísta, justo, verdadeiro, paciente e está acima de todos os outros. Outra característica é que ele é um amor infinito e é concedido à humanidade imerecidamente.
Deus deseja que as pessoas sigam seu exemplo, e manifestem esse sentimento para com o próximo como forma de gratidão pelo amor dEle manifestado a toda a humanidade.
Por meio do amor ágape as$”** pessoas tornam-se capazes de serem bondosas, sem esperar nada em troca.

Amor Philia (φίλος)

O amor Philia, ou amor fraternal (Romanos 12:10), é o tipo de amor entre amigos, de afinidade e proximidade. É o amor que acontece quando pessoas compartilham algo em comum. O próprio Jesus chamou seus discípulos de amigos em João 15:14-15.
Esse amor não é incondicional, porque ele exige que as pessoas tenham algo em comum proporcionando um surgimento de uma amizade. É por isso que o amor Ágape é mais profundo que o amor Philia. Pois o amor Ágape não precisa de nada em troca, enquanto o Philia necessita de uma devolutiva.
A reciprocidade e a lealdade são características essenciais desse amor, assim como a troca de favores, o respeito e o apoio. Tudo isso torna esse amor essencial para guiar relacionamentos entre amigos.

Segundo Aristóteles, “as coisas que fazem a amizade ser o que é: fazer gentilezas, fazê-las sem ser convidado, e não proclamar o fato de tê-las feito”.
Por fim, é possível desenvolver a Philia com o seu parceiro. E, é a frase popular “meu melhor amigo é o meu amor”. Esse tipo de amor é o mais almejado e desejado, porque se trata de uma das conexões mais fortes que duas pessoas podem compartilhar.

Amor Eros (ἔρως)

O amor Eros, ou amor romântico, é descrito como amor da relação íntima entre homem e mulher. Esse amor é de cunho sexual, e busca satisfazer tais desejos. Ele pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de Philos. O amor Eros encontra o seu ápice no casamento, quando duas pessoas podem se amar com toda a sua intensidade.
Muitas pessoas consideram o amor Eros por si só ruim, contudo, ele também foi criado por Deus, e, quando vivido conforme a palavra de Deus, é algo bom e essencial para a vida na terra.

Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo.

Para Platão, embora eros seja sentido em disposição a uma pessoa, o eros é transformado numa apreciação da beleza trazida na alma. Platão acredita que tanto filósofos quanto amantes buscam a verdade através do eros.
Eros é o nome do cupido na mitologia grega, que, com suas flechas, causava uma atração física entre os humanos.

Amor Storge (στοργή)

O Storge é o amor pelos familiares. Através desse amor compartilha-se a felicidade de uma convivência mais próxima e importantes experiências no âmbito familiar. Deus também sente esse amor pela humanidade, pois quando o homem aceita a Jesus em seu coração, passa a fazer parte da família do Pai Celestial.

1 João 3:1 Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos de Deus; e, em realidade, somos filhos de Deus! Por esse motivo, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a Ele mesmo. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.

O amor Storge é muito importante porque é ele que une a família e motiva o ser humano a ajudar os familiares em momentos difíceis.
O próprio Senhor Jesus em Mateus 22:37-39 disse: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o teu próximo como a ti mesmo’.

É necessário cultivar o amor, pois a Bíblia fala que Deus é amor. Dessa forma, o cristão pode viver plenamente e experimentar o cumprimento da Palavra de Deus em sua vida, de acordo com João 10:10b: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”.

E para não falar que alguém nunca escreveu uma canção com o amor que Deus nos revelou na bíblia, aqui vai uma das mais belas canções do cantor evangélico Ozéias de Paula.

“O amor e tudo”

No princípio era o verbo, e o verbo era Deus
E a natureza já existia nos planos Seus
Desde a maior estrela a mais singela flor
Traçando leis tudo Ele fez por Seu amor
O amor é tudo, feliz é quem ama
Não há barreiras para conter suas chamas
O amor é bálsamo na triste vida
O amor é mais, também é paz, o amor é vida
O amor supera o ódio, através do Seu poder
Tudo ele sofre, tudo suporta, tudo ele crê
Amai-vos uns aos outros conforme Eu vos amei
Andai na luz, disse Jesus o Rei dos Reis!
O amor é tudo, feliz é quem ama
Não há barreiras para conter suas chamas
O amor é bálsamo na triste vida
O amor é mais, também é paz, o amor é vida
(Ozéias de Paula)

Bom meu irmãos em Cristo, umas das mais belas formas de por o amor em prática e dando e recebendo esse dom magnífico e eterno.

Deus abençoe cada irmão no seu infinito amor!

Miss. Paulo Santiago
Teologia e Antropologia Bíblica.
Estudos Bíblicos
MASS 2022

Miss. Paulo Santiago