Conecte-se conosco

A palavra do Pastor

Revelando a natureza do nosso adversário

Publicado

em

Revelando a natureza do nosso adversário

Olá querido irmão!

Continuando a palavra do pastor da edição anterior estamos mais uma vez trazendo ao querido leitor mais uma revelação sobre quem e, é como age nosso adversário.
Esperamos em Cristo Jesus te oferecer forças em Deus para vencer todas as batalhas através da Palavra de Libertação.

Sabemos que nossa luta não é contra carne ou sangue, mais contra o diabo e seus anjos…
Ef 6:12

Veremos aqui neste estudo algo revelador sobre nosso arque inimigo (Arc), o diabo, Satanás, Lúcifer….

Efésios 6: 10. Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder! 11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; 12. Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13. Por esse motivo, vesti toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder. 14. Estai, portanto, firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça, 15. calçando os vossos pés com a proteção do Evangelho da paz; 16. embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 17. Usai igualmente o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. 18. Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.

Esse e o texto mais excelente da bíblia sobre a batalha espiritual que enfrentamos no dia a dia.

Porém e salutar observar que devemos compreender quem e nosso adversário é como ele se manifesta através da sua natureza. Vejamos os nomes que ele e reconhecido nas escrituras.

A Bíblia sempre mostrou que ele é conhecido por seus vários nomes, quando vemos na Bíblia nomes de Deus, isso indica características de seu caráter e de suas ações.
Assim acontece com os nomes de Satanás, a Bíblia chama-o por alguns nomes para nós sabermos as suas características e ações. Ele é chamado, dentre inúmeros nomes como:

Satanás- palavra de origem hebraica que significa, “Adversário”, ou “Opositor”, (João 13.27; Apocalipse 12.9). E na língua Grega, “Satã”, que também significa, “Adversário”.

Diabo- palavra Grega que significa, “Acusador”, ou, “Caluniador”, (Mateus 4.1; Lucas 4.2).

Lúcifer- palavra de origem hebraica que significa, “A estrela da manhã”, (Isaías 14.12). Ou, “Resplandecente”.

Belial- palavra hebraica que significa, “Indignidade”, “Vileza”, “Perversidade”, sem “Escrúpulos”, (2 Coríntios 6.15).

Demônio- palavra Grega que significa, “divindade”, (Lucas 11.14).

Abadom- palavra hebraica que significa, “destruidor”, (Apocalipse 9.11).

Apoliom- palavra Grega que significa, “Destruidor”, (Apocalipse 9.11).

Belzebu- príncipe maioral dos, “Demônios”, (Mateus 12.24).

Anjo do Abismo (Apocalipse 9.11).

deus deste século (2 Coríntios 4.4).

Inimigo- (Mateus 13.39).

espírito que agora opera nos filhos da desobediência (Efésios 2.2).

Homicida- (João 8.44).

Mentiroso- (João 8.44).

Pai da mentira (João 8.44).

Maligno (Mateus- 13.19).

Príncipe dos Demônios (Mateus 9.34).

Príncipe das potestades do ar (Efésios 2.2).

Príncipe deste mundo (João 12.31)

Príncipe das trevas (Efésios 6.12).

Espírito imundo (Mateus 12.43).

Serpente- (Gênesis 3.4).

Antiga serpente (Apocalipse 12.9).

Serpente veloz- (Isaías 27.1).

Tentador- (1 Tessalonicenses 3.5).

Dragão- (Apocalipse 12.17).

Lobo- (João 10.12).

Leão- (1 Pedro 5.8).

Adversário- (1 Pedro 5.8).

Acusador de nossos irmãos (Apocalipse 12.10; Zacarias 3.1).

Enganador- (Apocalipse 20.10).

Rei dos terrores (Jó 18.14).

Rei da morte (Hebreus 2.14).

Anjo de luz- (2 Coríntios 11.14).

Leviatã- (Isaías 27.1).

Para se ter conhecimento todos estes nomes são revelados na Bíblia, porém vamos mais além no assunto, conhecer nosso adversário nos dá uma vantagem de saber usar as armas de Deus que nos foram dadas para combater o diabo corretamente. Estas armas são espirituais, onde devemos compreender que oração, palavra, jejum, obediência e testemunho serão imprescindível para ter está conduta vencedora.

Sabemos que os atributos de Deus são algo poderosos para desfazerem toda obra infernal das trevas. Partindo desse conhecimento vamos revelar a natureza desse ser maligno inimigo de Deus e de nos, filhos de Deus em Jesus Cristo nos salvador. Descreveremos com riqueza de detalhes o que a bíblia nos demonstra sobre o diabo nosso adversário.

Natureza Destrutiva: satanás sabe que a destruição e pior que a morte, uma vez que ele destrói tudo ao nosso redor será até natural da parte de alguns desejar a morte por ter passado tamanha destruição. Aqui entra a destruição da honra que e o nome que temos como identidade, uma vez que esses valores são inflamados, o diabo acaba com todo legado de Deus em nossas vidas.

João 10: 10. O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.

Observe que o intento dele e agir para aniquilar por completo sua vítima, sem chance de se ter misericórdia, aliás o diabo e uma de que usa de misericórdia para com ninguém. Misericórdia só pode vir de Deus, que e o pai da longanimidade.

Nota Lamentações 3:22-23

Natureza Pervertida: satanás trabalha com intuito de descredibilizar as obras de Deus, colocando seu plano sórdido de fazer com que as pessoas não busquem a Deus na sua essência, ele e capaz de pegar uma verdade e torná-la numa grande farsa usando a mentira do que lhe próprio, devemos tomar muito cuidados com certas verdades ensinadas nas igrejas, isso pode ser identificado a luz das escrituras onde o próprio Espírito Santo vai nos dar discernimento de tal ação. Essa arma do diabo está colocando muitos no inferno por conta da ignorância espiritual, sua principal missão aqui e enganar através de conceitos e filosofias humanas todos nós. Ele distorce a verdade para o engano.

Mateus 24: 11. Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

2 Timóteo 4: 3. Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. 4. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

João 8:41-47

Natureza Venenosa: satanás ainda destila seu veneno mortífero, ele fez isso no Éden quando tentou a criatura de Deus (Adão e Eva), satanás incitou que Deus teria ocultado a questão principal sobre comer o fruto da árvore, que não haveria punição por conta desta atitude (desobediência), aqui vemos como a natureza dele e perversa ao ponte de pegar as próprias palavras de Deus e fazer o homem desacreditar no próprio Deus o Eterno, a seguir vamos ver como ele usa sua Natureza Manipuladora. Na maioria das vezes o diabo nos cega diante das coisas praticadas, através desta cegueira muitos caem nas cuncupisciência da sua própria carne, se aprisionando nas armadilhas das trevas.

Nota do Salmo 1:1-2

Gênesis 3: 4. A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! 5. Ora, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal!”

Tome nota do dragão, serpente Ap. 12:9

Natureza Maligna: satanás haje com esses traços em todo tempo, seu prazer em ver a destruição e morte da raça humana o faz ser o inimigo principal das nossas almas, ele e nosso adversário direto na batalha entre o céu e as trevas. Sua natureza de homicida e assassino, assinam sua identidade natural aqui na terra, satanás está procurando a todo tempo a quem possa devorar, uma vês que seu plano maligno se consolida nos traz muitas destruições de princípios, a bíblia diz que o rosto do senhor e contra os que fazem a maldade (malignidade) 1Pe 3:12

1 Pedro 5: 8. Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar.

Natureza Controladora: satanás através do seu exército infernal está a todo tempo manipulando as coisas com relação a naturalidade humana, seu controle envolve seus agentes na terra e no espiral, os demônios estão a serviço de satanás, satanás e o príncipe dos demônios, que lhes obedecem para seu intento diabólico. Hoje vemos muitas pessoas sobre esse controle sombrio, onde muitas doenças psicossomáticas tem acontecido de diversas naturezas, suicídios, síndromes, depressões, letargia espiritual, indolência e outras doenças na alma e corpo, sabemos que este controle só pode ser exercido por conta das brechas abertas para que sua atuação se torne essa escravatura espiritual, mediante seu poder territorialista de agir. Satanás por não ser uniciente, unipotente e unipresente não pode fazer tudo sozinho, ele tem realmente um exército se movimentando a favor desse controle mútuo. Seus demônios, os anjos caídos são o responsáveis por toda destruição causada a humanidade, tudo no controle de satanás que dá as diretrizes de como eles se organizam contra todos nos.

Glória a Deus que os que nasceram da água e do Espírito Santo não podem ser mais tocados por estes demônios e seu senhor.

1 João 5: 18. Ora, sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não é escravo do pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar.

2 Tessalonicenses 3: 3. Entretanto, o Senhor é fiel; Ele vos fortalecerá e vos livrará do Maligno.

Tiago 4: 7. Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!

1 João 5: 19. Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

Mateus 9: 34. Por outro lado, os fariseus maldiziam: “Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios”.

Natureza Manipuladora: satanás pode facilmente nos enganar, a bíblia nos diz que ele tem poder para se transformar em anjo de luz 2Co 11:13-14, essa manipulação de sua imagem e mais uma de suas mentiras, pois ele não pode mais assumir seu domicílio natural, que era um anjo de luz no céu, na verdade ele máscara sua face verdadeira, pois ele hoje e mostro caído e destituído de tudo que e bom, devemos orar a Deus para não sermos enganados pelo diabo, como entendemos aqui o diabo pode facilmente fazer qualquer um cair da Graça através de coisas simples que escondem sua verdadeira intenção.
Tome nota de Ananias e Safira.
Atos 5.

Mais importante e ter a consciência livre para termos o Espírito Santo conduzindo nossas atitudes e passos na fé.

2 Timóteo 3: 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 17. a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.

Só através da palavra de Deus vamos vencer todas obras do diabo. Jesus se manifesta para desfazer todas elas. 1Jo 3:8 nota.

Natureza Facínora: satanás sente prazer em cometer o mal isso demonstra sua essência natureza, existe um entretenimento diabólico nisso tudo, as almas são atormentadas com requinte de crueldade no inferno, isso funciona como forma de punição por sua desobediência aqui na terra, os rebeldes e rebelados terão parte nesse lugar, porém o próprio diabo vai ter sua própria morada na eternidade, que será o lago de fogo, onde a bíblia diz ser um lugar muito pior que o interno. Talvez por conta de não entender tudo aqui explicado muitos ainda brincam com sua vida, devemos vigiar a todo custo sobre as astutas ciladas do diabo. Ef 6:11

Bom queridos irmãos satanás não está brincando com ninguém, podemos ver coisas absurdas acontecerem a todo tempo na sociedade, e em todas elas têm algo em comum, o Pecado, (morte), devemos entender como nosso adversário trabalha para nós tirar do foco. Ninguém e mais ignorante quanto há isso, nem inocente ao ponto de não perceber estas coisas.

Seu destino está selado por Deus, desde o dia que ele caiu, sua centena já foi-lhe proferida, e só questão de um pouco tempo para o cumprimento da palavra de Yaweh se cumprir.

Mateus 25: 41. Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.

Apocalipse 20: 10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos. 14. Então, a morte e o Hades foram atirados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo! 15. E todo aquele cujo nome não foi encontrado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo.

Graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo Jesus, todas estás palavras são advertências de quem e o nosso adversário, devemos nos revestir das armaduras de Deus para poder vencer o diabo e seus anjos, devemos buscar ter uma conduta irrepreensível diante de Deus e tendo testemunho de justiça e obediência diante dos homens. Aquele que nos chamou e Santo e suas obras são santificadas em todos que buscam sua justiça.
O justo sempre viverá do poder e a grandeza de Deus, não precisamos de nada que venha mascarado do diabo. Ele só quer ter uma única oportunidade para nós destruir, se lembre que a destruição pode ser até pior que a morte.

Bom, gostaria de alinhar mais este estudo sobre o assunto abordado, porém cada dia na presença de Deus nos trará a motivação necessária para que cada momento seja vencido no poder da fé no Senhor Yahusha Hamashiac.

Ore, jejue, tenha momentos de devocionais com a palavra, se desligue das coisas do mundo, seja um verdadeiro atalaia.

1 João 3: 8. Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9. Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. 10. Deste modo, conhecemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, nem tampouco aquele que não ama seu próprio irmão.

As palavras de João já são sábias por si, nos alertam sobre a conduta de Deus em nosso viver.

Seria muito duro ter em nossas vidas a mesma observância de Jesus para os fariseus.

João 8: 41. Vós fazeis as obras de vosso pai.” Então lhe asseveraram: “Nós não nascemos de fornicação; nós temos um só Pai, Deus.” 42. Replicou-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, pois Eu procedo de Deus e estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas Ele me enviou. 43. Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra. 44. Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira. 45. Mas, porque Eu digo a verdade, vós não credes em mim. 46. Quem de vós pode me condenar por algum pecado? E, se Eu estou dizendo a verdade, por que vós não credes em mim? 47. Aquele que é de Deus, ouve as palavras de Deus. Entretanto, vós não ouvis; porque não sois de Deus.”

Escolha ser filho de Deus, não das trevas….

Shalom Adonai.

Miss. Paulo Santiago
Teologia e Antropologia Bíblica
Estudos Bíblicos

Miss. Paulo Santiago