Conecte-se conosco

A palavra do Pastor

Como vencer o Diabo!

Publicado

em

Como vencer o Diabo!

Nessa semana estamos concluindo na coluna a “Palavra do Pastor” mais uma revelação sobre a sequência de como vencer o adversário, conhecendo sua natureza e lhe vencendo através da palavra de Deus.

Coloque sua armadura em prática e seja fortalecido por essas armas espirituais.

Jesus Cristo deixou uma lição de muito aprendizado, de como vencer o diabo. Uma vez que nossas armas são potencializadas com a condição certa, o diabo não terá mais a oportunidade de nos segurar em suas garras.

Vamos analisar algumas atitudes de Jesus Cristo na tentação após ser batizado.

Mateus 4: 1. Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3. O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. 4. Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. 5. Então o Diabo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe: 6. “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’”. 7. Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o SENHOR teu Deus’”. 8. Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor. 9. E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares. 10. Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. 11. Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram.

Jejum, Palavra e Autoridade.

Jesus usou a três armas ao mesmo tempo, jejuar exerce o poder do controle sobre o corpo, uma vez que o corpo está fraco a mente que está livre e renovada consegue interagir mais firme com Deus, que está no plano espiritual.

Atos dos Apóstolos 6: 4. Quanto a nós, nos devotaremos à oração e ao ministério da Palavra.

Os apóstolos usava a oração como prática firme nas tomadas de decisões, condicionaram a Deus as suas atitudes, esperando Dele a resposta certa.

Atos dos Apóstolos 13: 2. Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. 3. Diante disso, depois que jejuaram e oraram, lhes impuseram as mãos e os enviaram.

A palavra e o conhecimento das Escrituras, esta condição não pode faltar como alimento diário é natural alimentarmos nosso espírito com a palavra de Deus. Deus nós manda meditar nesta palavra dia e noite, significa dizer que assim como o corpo e alimentado por algo, o espírito também deve ser cuidado com seu alimento apropriado.

Josué 1: 8. Que o livro da Torá, Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito! 9. Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto Yahweh, o SENHOR teu Deus, está contigo por onde quer que andes!”

Salmos 1: 2. Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!

Observe que as instruções de Deus para os homens sempre estará na palavra da verdade…
Jesus enfatizou está afirmação em sua apropriada palavras e deixou a responsabilidade delas no contexto literal do seu nome, aqui exerce o poder na autoridade de sua palavra, seu nome Santo.

João 17: 17. Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade.

Autoridade, aqui está o conhecimento de saber o que você e, é como teu coração trata as questões da tua consciência, uma vez que nossa consciência não nos condena, sabemos que Deus está acima de todas as coisas. 1Jo 3:20

Uma vez que todas as contribuições serão para o benefício dos que amam a Deus, estaremos nos revestindo com a armadura do céu para vencer nosso inimigo. Satanás está a espreita, ele observa as mudanças e sabe como estará lá, para que em alguma possibilidade ele possa atuar. Uma vez que esse elo e quebrado, nosso círculo de confiabilidade será trincado, Satanás aqui entra com seu plano de destruição.
Vale ressaltar que os seus demônios estão a todo tempo intentando de muitas formas a nos fazer entrar no erro, por isso essa luta feroz por querer nos derrubar.
Porém sabemos que Deus não nos permitirá sermos tentado além do que podemos suportar. 1Co 10:12-13.
Rm 8:28 e Ef 6:10-18

Algo que deve ser bem resolvido é entender o poder da armadura de Deus em nós.

Couraça da Justiça; é se revestir da proteção do Espírito Santo, onde nosso coração não será mais acionado por emoções momentâneas, aqui devemos entender que o coração do homem e falho e enganoso, por essa razão está proteção deve está sempre aperfeiçoada no conhecimento de Deus em nós. 2Pe 3:18, Deus conhece o coração do homem, e por isso nos alerta a condição de sermos por ele enganado.

Capacete da Salvação; o apóstolo Paulo nos advertiu a buscar sempre ter uma mente de Cristo, isso nos tornaria diferente dos demais, pois uma vez guiado pelo Espírito Santo não temos mais prazer em coisas do mundo, nosso ego não fala mais alto, nem o orgulho sobrepojará nosso caráter. Rm 12:2

Escudo da Fé; sabemos que Deus nos guarda de tantas coisas, como nós protege a todos os instantes, Sl 34:7 e 91:11, nos dão razão de sabermos o quanto Deus e zeloso e protetor ao nosso respeito, no Salmo 23 ele vai mais além e nos deixa ciente que muitos dos lugares que iremos atravessar e vale de morte, porém mesmo assim lá Ele estará conosco. Usar o escudo e ter a fé incondicional em Deus, não se pode duvidar dessa dádiva divina, realmente Deus é nosso escudo é fortaleza.
Sl 18:30 e Sl 3:3.

Espada do Espírito; essa palavra que é mais penetrante que uma espada de dois gumes, pode fazer separações de muitas cosias a serem discernidas pelo homem, sabemos que pela palavra todas as coisas foram criadas Gn 1 e 2 capítulos. Outra questão e entender essa palavra como arma para derrotar o diabo, satanás também sabe usar essa arma, no texto de Mateus e Lucas capítulo 4, ele usa a palavra de uma forma distorcida para atacar Jesus, porém Jesus dá uma lição de autoridade na palavra que no qual Ele era a própria palavra. Em detrimento da verdade a espada deve está sempre desembanhada para exercer sua autoridade e função, que pode ser correção ou admoestação.

Sandálias das Boas Novas; esse e nosso testemunho contra o mundo, só podemos ter pés formosos se anunciarmos o evangelho da salvação Rm 10:15, talvez você ainda não tenha percebido, mais satanás tenta nos calar a qualquer preço e custo, boca fechada não produz testemunho de salvação, pés nus não proclamam o evangelho da paz, não adianta sair para falar de Cristo sem alguma das armas aqui citadas, para vencer o diabo é preciso se revestir de tudo que vem de Deus.
Pés calçados significa está cheio da autoridade e revestimentos da luz, Deus e o Pai das luzes, e quem Nele está vai brilhar como sol. Tg 1:17

Romanos 13: 12. A noite vai passando e chegando ao seu final; o dia logo alvorecerá. Portanto, abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz.

Há uma necessidade do crente se vestir desta roupa celestial, afinal de contas estamos numa batalha entre a salvação e a condenação. Quem mais e alimentado fica mais forte nessa batalha.

Queridos irmãos Satanás já está derrotado, Cristo já nos garantiu essa vitória, quando lá no madeiro venceu todo poder das trevas. Por isso temos que buscar em Deus tudo que precisamos para aqui continuarmos a obra de Yahusha Hamashiac.

Graça e paz da parte de Jesus Cristo.

Miss. Paulo Santiago
Teologia e Antropologia Bíblica.
Palavra do Pastor

Miss. Paulo Santiago