Conecte-se conosco

A palavra do Pastor

O amor que faz o bem!

Publicado

em

O amor que faz o bem!

Graça e Paz!

Olá querido leitor, nessa semana na ” Palavra do Pastor”, vamos entender um dos significados de fazer o bem. Vamos buscar sempre a soberania do amor de Deus em nosso relacionamento continuo e de aprendizagem nessa caminhada.

Deus te abençoe e te guarde de todo mal.

Jesus nos deixou um mandamento expresso, e sem rodeios para cumprimento de sua palavra fidedigna e verdadeira.

João 13: 34. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros. 35. Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.”

João 15: 11. Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa. 12. E o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. 13. Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos. 14. Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando. 15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco. 16. Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.

Sem delongas aqui está algumas das ordenanças de todos os tempos para os que querem chegar nos céus e ser recebido pelo pai do AMOR.
Quem não praticar a vontade através do AMOR, não conhece o Deus que do seu trono emana esse dom eterno.

Observando o livro de Provérbios Deus nos deixou muitas maneiras de praticar a bondade, quem ama faz caridade e assim suas atitudes serão boas. Vejamos:

Provérbios 11: 25. O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá.

Provérbios 28: 27. Quem dá aos pobres não viverá em necessidade, mas quem esconde seus olhos dos que precisam de ajuda sofrerá muitas maldições.

Provérbios 3: 27. Sempre que possível, não deixes de cooperar com quem precisa de ajuda. 28. Não respondas simplesmente ao teu próximo: “Vai e volta amanhã, e eu te darei algo”, se o tens disponível agora e podes ajudar.

Provérbios 19: 17. Quem trata bem os pobres empresta ao SENHOR, e Ele o recompensará regiamente!

Provérbios 31: 20. Coopera com os pobres e necessitados.

Provérbios 11: 25. O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá.

Provérbios 22: 9. O homem generoso será abençoado, porquanto reparte seu pão com o necessitado.

Provérbios 14: 21. Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados!

Observe que há muitos conselhos no livro de provérbios sobre a questão de fazer o bem a muitas coisas concernentes a vida, e muito importante entender que a bíblia também nos orienta a fazer o bem primeiro aos domésticos da fé, não que exista uma regra de bondade, o que a bíblia fala e que dentro do nosso ambiente íntimo é de confiança devemos praticar primeiramente a bondade, quero também lembrar que bondade e um dos frutos do Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Gálatas 5:22 Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei.

Gálatas 6:9 E não nos desfaleçamos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo. 10 Sendo assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé.

Quem e sua família da fé?

Embora pareça logo que seja nossa família sanguínea Jesus Cristo deu uma reposta direta para esse assunto, certa vez os parentes de Jesus queriam se achegar a Ele e por conta da multidão não o conseguiram, mais sendo avisado que sua mãe e irmãos estavam do lado de fora e queriam ter com Ele a resposta veio logo em seguida, quem era os seus parentes? Ou seja os que faziam a vontade do seu Pai! nosso Deus soberano.
Texto de Mt 12:46-50

E mais instruções de como se fazer o bem são nos oferecidos de muitas formas, fazer o bem e algo que alegra a vida. Leiam At 20:35.

Tiago 4: 17. Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

1 João 3: 17. Se alguém possuir recursos materiais e, observando seu irmão passando necessidade, não se compadecer dele, como é possível permanecer nele o amor de Deus? 18. Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.

Lucas 16: 9. Portanto, Eu vos recomendo: Usai as riquezas deste mundo ímpio para ajudar ao próximo e ganhai amigos, para que, quando aquelas chegarem ao fim, esses amigos vos recebam com alegria nas moradas eternas.

Tiago 2: 14. De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar sua fé, se não tem obras? Acaso essa fé pode salvá-lo? 15. Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, 16. e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?

1 Coríntios 16: 14. Fazei tudo com grande amor fraternal.

Romanos 2: 6. Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. 7. Ele concederá vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

2 Tessalonicenses 3: 13. Quanto a vós, irmãos, jamais desanimeis de fazer o bem!

2 Tessalonicenses 2: 17. concedam ânimo ao vosso coração e vos fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

Eclesiastes 3: 12. Sendo assim, compreendi que não pode haver felicidade
para o homem a não ser a de alegrar-se e fazer o bem durante toda a sua vida.

Isaías 1: 17. aprendei a fazer o bem! Buscai o direito, corrigi o opressor!

Deus na sua infinita misericórdia nos abençoou com esse dom maravilhoso, a bondade e algo que devemos praticar com amor, um gesto de bondade muda um momento, muda um dia e nos faz sentir a importância de praticar o amor, tudo se resume em fazer o bem e nada em troca querer receber.
Você está preparado para dividir seus bens, sua alegria, seu tempo, ou até mesmo sua vida?

Enquanto escrevo esse comentário muitas pessoas estão solicitadas de alguma provisão em suas vidas. O Escritos de Hebreus da uma lição direta para todos nós.

Hebreus 7:7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.

Deus acrescente o seu amor na essência deste dom maravilhoso em nossos corações, vindo a ser notória o poder destas palavras em nosso testemunho.
Assim como sou abençoador, também sou abençoado.

Deus multiplique seu amor em nossos corações.

Pratique a leitura da bíblia.
Salmos 119:105

Miss. Paulo Santiago
Teologia e Antropologia Bíblica
Palavra do Pastor

Miss. Paulo Santiago