Conecte-se conosco

A palavra do Pastor

O falecimento de um chamado!

Publicado

em

O falecimento de um chamado!

Olá querido leitor e irmão em Cristo Jesus nosso Deus.

Graça e Paz!

Estando por volta de quase 5 da madrugada veio esse despertamento sobre o tema aqui abordado. E os questionamentos me vinheram a mente:

  • Um chamado falece?
  • Uma vocação termina?
  • A unção acaba?
  • O crente verdadeiro se desvia?
  • Uma vez salvo sempre salvo?
  • Deus pode riscar nosso nome do livro da vida?
  • Os suicidas podem ser salvos?

Bom, parece que estas dúvidas podem ser mais comuns para nós que paulatinamente pensamos sobre todo conjunto de atitudes e obras que envolve a salvação do ser humano. Quero lembrar que somos salvos mediante a Graça salvífica de Jesus Cristo é que ninguém será salvo por obras mais pela misericórdia de Deus através da fé. Ef 2:8-10.

Embora tenhamos muitos conceitos Calvinistas e Arminianistas sobre o assunto não quero tomar como regra de conduta conceitos de homens mais simplesmente lhe trazer a luz da palavra o que realmente nós interessa saber sobre as questões em pauta nesse ensino cristão.

De entendimento direto nos somos logo induzidos a fazer juízos como se Deus pensasse e agisse como nós, que e um erro muito comum nos cristãos. O fato de sermos imagem e semelhança de Deus não significa dizer que somos iguais. A própria palavra relata algo específico e totalmente inerente a divindade de Deus e seus atributos.

Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

Números 23:19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Ezequiel 33:11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

Para entendimento melhor sobre o assunto sempre e bom pedir para o Espírito Santo o melhor discernimento de tudo, pois sabemos que Deus nada fará sem antes revelar seus segredos aos santos. Am 3:7.

Mais você meu irmão acredita que certas coisas na bíblia podem ser colocadas em xeque como algo de difícil compreensão? Aqui está o significado de lermos o que o livro de João 8:32 nos demonstra, quero também dizer que no mesmo livro no capítulo 17:17 Jesus afirma ser a verdade e que devemos nos santificar nela confirme João 5:39 também.

A confusão de entender certas coisas da bíblia está mais no dogma e mantras religiosos, onde a religiosidade cega o que busca cegamente defender sua bandeira e regra de fé, sabemos que Deus não e uma religião, mais aquele que assim entenderem deverão fazer algo que está recomendado no livro de Tiago.

Tiago 1:26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. 27 A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se incontaminado do mundo.

A questão toda aqui em análise é!

Será que um escolhido de Deus passa pelo crivo de todas as afirmações aqui colocadas?

Eu acredito na eleição de Deus onde no seu beneplácito escolheu o seu povo amado, esse que vai herdar os céus e habitar a terra prometida. Jesus afirmou que todos que foram entregues a Ele pelo Pai não se perderiam ao certo judas que era destinado a ser o traidor o filho da traição.

João 17:12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

Com isso entendemos que Deus não perde ninguém que escolheu, pois já estão selados e comprados com seu sangue, o aporte de Deus foi e sempre será a vida eterna, e a vida eterna e essa que todos te conheçam o Deus. Leiam João 17:3. (Yeshua).

A grande confusão e que Satanás cerceia nosso direito de expandir nosso conhecimento, os deletérios espirituais são muitos nesse campo de pensamentos, as dúvidas vão e vem em muitos, alguns chegam até classificar a bíblia como toda adulterada, para assim encontrarem desculpas para seus erros contumazes.
Parece ser fácil querer julgar o assunto, mais nada e fácil sem conhecimento de causa.

Aquele que toma sua Cruz e me segue é esse que será bendito de meu pai, Cristo nos diz que se revelará a ele, que Deus preparou morada para todos seus filhos predestinados ao seu reino, está menção esta exaltada no livro de João cap.14, que por sinal e um dos mais lindos escritos na bíblia. Uma promessa tão incomensurável que nós alegram a alma e o espírito.

Portanto tais pessoas que assim agem nunca se encontraram com Jesus verdadeiramente e se um dia elas chegarem a provar esse momento espiritual e abandonaram, as escrituras dão uma direção para elas.

Hebreus 6:4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. 7 Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; 8 Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

2 Pedro 2:18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Entendemos que e muito difícil ter capacidade para compreender que tipo de pessoas seriam estas que os três textos em epígrafe demonstram com riquezas ao leitor. Deus nos dá a capacidade de termos discernimento sobre qualquer assunto a luz da revelação do seu Santo Espírito. 2Pe 3:18.

Nenhuma pessoa que conheceu a Deus e foi chamado por sua Graça se desviará do seu propósito isso e afirmado categoricamente através do testemunhos de muitos na bíblia, mais contundente e ver isso nos escolhidos de Deus, e no crescer e agir de Deus em cada um de seus filhos eleitos.

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.

E tão maravilhoso ter um Deus que se importou conosco nos mínimos detalhes vemos o quanto a vontade de Deus foi pensando em cada um de nós aqui na terra.

Nos os salvos eleitos não devemos nos preocupar com questões dessa vida, tudo já está determinado por Deus e sua vontade e é sempre será soberana sobre todas as vontades existentes tanto no céu como na terra.

Bom, eu gostaria de aprofundar mais esse assunto, mais entendo que em poucas palavras vindo de Deus se resume um assunto de eloquência significativa para nós.

Sejam alcançados pelo poder de Deus e revistam-se de toda armadura celestial.

Não se deixem levar por contendas ou conflitos espirituais, como esse assunto e extenso deixo um contato direto para explicar melhor qualquer dúvida.
([email protected])

Shalom Adonai!

Miss. Paulo Santiago
Teologia e Antropologia Bíblica.
Missões 2022.

Miss. Paulo Santiago